João Moutinho foi o jogador escolhido para acompanhar Paulo Bento na conferência de imprensa de antevisão da partida com a República Checa, amanhã (19h45), em Varsóvia, a contar para os quartos de final do Euro2012.

O médio português não escondeu a importância do jogo, que poderá dar à equipa das quinas um lugar nas meias-finais do Europeu. «Se não passarmos amanhã não podemos sonhar com mais nada. Teremos de pensar só nos jogos dos quartos antes das meias e final. A República Checa é uma equipa que nos vai dificultar a vida», disse João Moutinho, recusando rótulos de favoritismo para Portugal. 

«O favoritismo demostra-se dentro de campo, temos 50 por cento de hipótese de ganhar, é dentro de campo que temos de demonstrar o nosso valor. Os checos, tal como nós, não começaram bem, mas conseguiram ultrapassar um grupo difícil, vem com o moral em alta e com o espírito de ultrapassar esta fase. Mas será dentro de campo que queremos demonstrar que somos melhores», esclareceu. 

O internacional português reconheceu que a Seleção ficou mais forte com o apuramento para os 'quartos', mas lembrou que o mesmo sentimento é partilhado pelos checos. «Todos os jogos nos tornam mais fortes, todos os adversários tem qualidades e suas estratégias. Em cada jogo teremos de superar. Depois de vencer uma equipa como Holanda, sentimo-nos mais moralizados. Mas a República Checa também vem confiante para o jogo de amanhã».

«Há sempre um pouco de ansiedade, o que mais queremos é ganhar e essa ansiedade após o apito inicial desparece. Não há euforia, depois do jogo festejamos por ter passado a fase de grupos mas depois paramos e concentramo-nos no próximo jogo. Agora estamos focados na próxima fase», resumiu. 

Sobre a polémica em torno do alegado mau estado do relvado do Estádio de Varsóvia, João Moutinho desvalorizou e salientou que as condições serão iguais para as duas seleções. «O relvado não me parece tão mal como tem dito, as condições vão ser iguais para as duas equipas. Espero que o relvado não influencie em nada no resultado», concluiu.

O Portugal-República Checa está marcado para esta quinta-feira, às 19h45, no estádio de Varsóvia (Polónia).