A Alemanha defronta a Grécia nos quartos-de-final do Euro2012 e indústria automóvel alemã vai parar com vários milhões de trabalhadores alemães a terem permissão para sair mais cedo na sexta-feira para assistir ao jogo dos quartos-de-final do Euro2012.

Segundo um porta-voz do grupo Volkswagen, a empresa líder na Europa de construção de automóveis vai dar dispensa a cerca de 3,4 milhões de trabalhadores de forma a permitir que estes possam assistir ao embate com os gregos.

Tendo como pano de fundo a turbulenta recessão que afeta a zona euro devido à crise das dívidas, o jogo disputado em Gdansk, na Polónia, ganha especial ressonância com o embate entre a economia mais devedora e a principal credora da zona euro.

A Opel deixou a hora de saída dos trabalhadores, no dia do jogo, ao critério de cada linha de montagem mas deixou a garantia que na principal fábrica em Ruesselsheim os trabalhadores vão poder sair duas horas mais cedo das linhas de montagem.

«Creio que é o tempo suficiente para permitir aos trabalhadores chegarem a tempo a casa para o jogo», afirmou Ulrich Weber, porta-voz da Open, à agência SID.

O porta-voz da Daimler, Dominique Albrecht, garantiu que as linhas-de-montagem vão encerrar mais cedo por causa do jogo com a Grécia mas frisou a importância de serem respeitados os prazos.