Numa altura em que Portugal vai defrontar a República Checa neste Euro2012, Poborsky é o nome checo que está na ponta da língua da maioria dos portugueses. Não só pelo “chapéu” de belo efeito que marcou a Vítor Baia e que eliminou Portugal nos quartos de final do Euro 96, como também pelo tempo que passou pelo Benfica.

Porém, Poborsky não foi o último checo a passar pelo nosso futebol. Horvath esteve no Sporting ano e meio (2000/2001) e dessa altura guarda boas memórias, como confessou ao SAPO Desporto em bom português, língua que não esqueceu passados mais de dez anos.

Cristiano Ronaldo era ainda um jovem 

Em Alvalade conheceu Quaresma, Hugo Viana, Custódio, Cristiano Ronaldo e até jogou com o atual selecionador, Paulo Bento. De entre todos, Ronaldo saltou-lhe à vista, embora estivesse ainda nos juniores e só participasse nos treinos dos mais velhos de quando em vez.

«Lembro-me dele sim, mas jogou pouco comigo. Via muito talento nele. Joguei com Quaresma, Hugo Viana e outros jogadores com qualidade, mas Cristiano sempre trabalhou muito e é agora um grande jogador».

«Quero que Paulo Bento tenha muito sucesso» 

De Paulo Bento também se lembra e é com orgulho que o vê como selecionador.

«Lembro-me bem dessa época que estive no Sporting porque foi muito importante. Estava num grande clube e com grandes jogadores como por exemplo o Paulo Bento. Desejo-lhe muita sorte na sua vida e na sua carreira como treinador. Quer que ele tenha muito sucesso».

Portugal tem de ter cuidado com a República Checa 

Se do passado guarda boas memórias e um regresso a Portugal é ponto assente quando acabar a sua carreira de jogador, sim porque ainda joga aos 37 anos no Plzen da República Checa, neste Euro2012 deixa a nostalgia para trás e antevê um jogo difícil entre checos e portugueses.

«Será um jogo difícil para Portugal porque nós temos uma boa equipa. Temos jogadores jovens que querem demonstrar qualidade. Não temos grandes estrelas, mas temos uma equipa com confiança e que quer ganhar (…) O jogo começa zero a zero e depois logo se vê».

Jirácek, a revelação da República Checa 

O Plzen, onde joga Horvath, é a equipa que mais jogadores dá a esta República Checa, mais precisamente seis. Petr Jirácek também aí jogava, mas transferiu-se para o Wolfsburgo.

Horvath só tem elogios para o seu ex-colega de equipa e considera-o a grande revelação desta equipa.

«Aqui na República Checa Jirácek é visto com a grande revelação. Conheço-o muito bem. É um grande jogador e tem um grande coração. Não ficará muito tempo no Wolfsburgo».

O jogo Portugal – República Checa joga-se esta quinta-feira, a partir das 19h45 no Estádio Nacional em Varsóvia.