«Só queremos Ronaldo». É isto que os fãs dizem nas ruas de Varsóvia, perto do hotel onde está instalada a seleção portuguesa. Expressam o seu desejo de ver Cristiano Ronaldo de perto. Estrela incontornável do mundo do futebol CR7 arrasta multidões. Quando dizemos que do hotel vai sair Paulo Bento e Moutinho para a conferência de imprensa, afirmam de pronto, «não quero saber, só quero ver Cristiano».

Nada mais interessa para quem faz quilómetros só para ver com os próprios olhos, e não apenas através da televisão, o avançado português. É este espírito de estrelato que valoriza Cristiano enquanto jogador e do ponto de vista comercial. As marcas pagam milhões para estar associadas ao português.

Mesmo ao nível da imprensa estrangeira, são dezenas de enviados para cobrir o trabalho da seleção com um foco quase a 100 por cento em Cristiano Ronaldo. 

Em campo Cristiano Ronaldo dá o melhor que pode e é apontado pelos colegas como um exemplo de esforço e dedicação nos treinos. 
E nota-se a diferença quando das poucas vezes que entra em campo sem inspiração não rende aquilo que todos esperam. 

Mas Ronaldo sozinho não chega. O futebol é um jogo de equipa e para os adeptos portugueses, os que conhecem mais nomes e caras, e não apenas a de Ronaldo, toda esta euforia traz alguma injustiça.

«Portugal é também Nani e Coentrão, e Pepe», para nomear apenas alguns, afirmou ao SAPO Desporto Nina Carrilha, adepta portuguesa que se encontra em Varsóvia para assistir ao jogo com a República Checa.

Portugal entra em Campo a partir das 19h45, hora portuguesa, para defrontar os checos no jogo de estreia dos quartos de final e só um resultado conta para chegar à final: a vitória.

Para isso Portugal tem de jogar, pelo menos, como jogou frente à Holanda no último jogo da fase de grupos. Em equipa, mas liderada pelo capitão CR7.

Os portugueses começaram algo desanimados com a campanha portuguesa neste campeonato europeu mas as vitórias frente à Dinamarca e Holanda fizeram aumentar a esperança. Os poucos adeptos portugueses que têm vindo assistir aos jogos para apoiar a seleção acabam por ser compensados pelos polacos ou ucranianos que vestem as cores lusas para gritar por Cristiano Ronaldo.