A Alemanha venceu esta noite a Grécia, por 4-2, em Gdansk, e carimbou o apuramento para as meias-finais do Euro2012. Num jogo com forte carga política, Lahm, Khedira, Klose e Reus fizeram os golos que excluíram – por agora só no relvado – a Grécia do Euro.

Sob o olhar atento da chanceler Angela Merkel nas bancadas, o selecionador Joachim Löw inovou na equipa, ao apostar num surpreendente trio ofensivo constituído por Klose, Schürrle e Reus. No banco ficavam as estrelas Gomez, Podolski e Muller. Do lado grego, Fernando Santos não podia contar com o capitão Karagounis.

Sem as estrelas que a Alemanha se dava ao luxo de não usar, o treinador português teve de apelar uma vez mais à capacidade de resistência dos gregos. A mesma que surpreendeu a Europa em 2004 e que a faz lutar hoje pela continuidade no Euro, apesar da crise político-económica. No entanto, os helénicos não têm as armas de outrora. Por vezes, só a vontade não chega… ainda por cima se do outro lado está a Alemanha.

Naturalmente, a Alemanha assumiu o comando do jogo desde o apito inicial. Os gregos remetiam-se à defesa, na esperança de um contra-ataque. A posse de bola germânica atingiu mais de 70 por cento, numa dura tarefa de furar a muralha grega. As oportunidades não demoraram a surgir, mas uma invulgar ineficácia alemã adiou a festa para os 39 minutos.

Foi preciso o capitão Philip Lahm dar o exemplo e com um grande remate de fora da área inaugurar o marcador, num tiro do lateral cuja trajetória enganou o guardião Sifakis. Estava feito o mais difícil e a Alemanha aliviou finalmente a pressão.

No segundo tempo, a Grécia não perdeu tempo a mostrar que também sabe ser produtiva como a Alemanha e aos 55’ conseguiu chegar ao empate. Gekkas fugiu pelo flanco direito e cruzou para a pequena área, onde Samaras desviou para bater Neuer. Uma prova de vida dos gregos, dando a esperança de que o David podia mesmo bater o Golias, como Fernando Santos descrevera estes quartos de final.

Todavia, a ‘Mannschaft’ acordou rapidamente da letargia em que caíra e voltou a expressar a sua superioridade. Desta feita, de forma letal e sem contemplações para a defesa grega. Em apenas 13 minutos (61’, 68’ e 74’), Khedira, Klose e Reus assinaram os golos alemães. De um surpreendente empate passou-se para uma goleada inequívoca. Realce para o tento de Khedira, um pontapé fulminante que é candidato a um dos golos deste Euro2012.

A Grécia ficou destroçada e o máximo que conseguiu foi atenuar os números da derrota. Aos 89’, Salpingidis reduziu para 4-2 na conversão de uma grande penalidade, após mão de Boateng na área.

A Alemanha segue assim para as meias-finais, onde espera pelo vencedor do Inglaterra-Itália, com um triunfo que confirma a sua candidatura ao trono europeu.