A favorita Alemanha e a surpreendente Grécia, do português Fernando Santos, jogam hoje na Arena de Gdansk, na Polónia, o acesso às meias-finais do Euro2012 em futebol.

Em campo estará a tricampeã europeia (1972, 1980 e 1996) e finalista em 2008 – derrotada pela Espanha -, frente à vencedora do Euro2004 de futebol, num jogo que terá a política como pano de fundo.

Os alemães, que relegaram Portugal – o primeiro semifinalista qualificado - admitiram o favoritismo no encontro de Gdansk, mas a Grécia pode mesmo voltar a surpreender a Europa do futebol.

O selecionador alemão Joachim Low referiu na antevisão do encontro que defrontar os helénicos será como “colidir com uma parede”, referindo-se à postura defensiva do adversário, mas o homólogo Fernando Santos também já avisou que a Grécia “não está de férias” na prova.

O único encontro entre os dois conjuntos em fase finais de Europeus terminou com um empate (0-0 no Itália80) e nos restantes dois encontros da mesma competição, ambos de qualificação, em 1974 e 1975, também registaram igualdades (1-1 e 2-2).

Apesar do favoritismo germânico, o contexto da crise europeia, em que a Alemanha comanda os destinos do “velho continente” e os gregos foram os primeiros a sentir os efeitos da austeridade, poderá condicionar o desenrolar dos acontecimentos.

O encontro, com início às 20h45 da Polónia (19h45 em Lisboa), será arbitrado pelo esloveno Damir Skomina.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.