A seleção espanhola vai encontrar Portugal nas meias-finais do Euro2012 depois de vencer a França em Donetsk por 2-0, em jogo a contar para os quartos de final. Xabi Alonso foi o homem do jogo ao apontar os dois golos da vitória.

Há feridas históricas que nem um jogo de futebol pode sarar, e tanto Espanha como França terão sempre contas por ajustar com Portugal depois das invasões napoleónicas no século XIX. No futebol, desporto que se associa cada vez mais à história das nações, a França sempre foi um “Adamastor” no caminho dos portugueses para a glória, desde a célebre derrota nas meias-finais do Euro1984 até à eliminação de Portugal no Mundial2006.

Frente a Espanha, Portugal sempre se deu bem dentro de fronteiras. No Euro2004, um golo de Nuno Gomes deu a Portugal a possibilidade de disputar pela primeira vez uma final num campeonato da Europa e na estreia de Paulo Bento, no Estádio da Luz, a seleção nacional humilhou os campeões do Mundo por 4-0. Mas há contas por ajustar do Mundial 2010 e a Espanha vai ter de responder pelo golo em fora de jogo de David Villa que empurrou os portugueses para fora da África do Sul.

Em Donetsk, os outrora aliados contra Portugal jogavam uma vaga para as meias-finais do Euro2012. Cedo, a França foi dominada pelo carrossel catalão no meio-campo, com Iniesta e Xavi a tomarem conta das operações. Os passes curtos, o controlo técnico e a velocidade espanhola trocavam as voltas aos franceses que rapidamente foram obrigados a jogar no seu meio-campo defensivo.

A resistência francesa durou pouco mais de 20 minutos e foi Xabi Alonso quem destronou as barricadas francesas com uma cabeçada. O médio basco estreou-se a marcar no Euro2012, na sua centésima internacionalização ao serviço de Espanha, depois de Jordi Alba deixar Anthony Reveillere pregado ao chão e fazer um cruzamento para o jogador do Real Madrid bater Hugo Lloris aos 19’ minutos.

Ao intervalo, o resultado de 1-0 refletia a primeira parte totalmente dominada pelo conjunto espanhol, como comprovava a estatística: 60 por cento do tempo de posse de bola; seis remates, três dos quais na direção da baliza de Hugo Lloris enquanto a França contava apenas com dois remates, um deles na direção da baliza de Iker Casillas.

No segundo tempo, o domínio espanhol continuou, o que obrigou Laurent Blanc a alterações na equipa com a entrada de Nasri e saída de Malouda. O futebol da França ganhou mais qualidade técnica, obrigando a Espanha a recuar no terreno, mas as grandes oportunidades continuaram a pertencer à equipa de Vicente Del Bosque.

A França ainda conseguiu importunar Casillas, através de um cruzamento perigoso de Ribéry aos 71’ minutos, mas o guardião espanhol conseguiu resolver à segunda tentativa.

A poucos minutos do final, Xabi Alonso converteu uma grande penalidade e acabou com o sonho francês de seguir em frente na prova.  Na próxima quarta-feira, Portugal e Espanha defrontam-se em Donetsk para ajustar contas para a final do Euro2012.