O central disse, este sábado, em conferência de imprensa em Opalenica, que é mais difícil estar motivado quando se está no banco de suplentes, mas frisou que, na sua cabeça, só tem o objetivo de ajudar Portugal.

«Temos de colaborar os 23 jogadores e não pensar individualmente. Estamos a jogar e a conseguir os nossos objetivos, e ajudar Portugal é o mais importante. É normal que seja mais difícil para quem não joga, mas se a oportunidade surgir estamos a trabalhar para ajudar Portugal.»

Esta noite, joga-se o Espanha-França, cujo vencedor do encontro será o adversário de Portugal nas meias-finais de 27 de junho.

«França ou Espanha? Temos de jogar contra um deles. O importante é recuperar os nossos jogadores. Agora estar a decidir entre um deles... Ambas seleções são muito fortes. Já jogámos contra a Espanha no último mundial e não temos boas recordações. É um seleção muito forte, com base do Barcelona, com jogadores de muito valor. Não importa quem venha, mas sim como vamos estar».

Quanto ao futuro de Portugal neste Euro2012, o jogador do Valência deixou uma certeza.

«Vamos ter de sofrer para sermos campeões. Sonhamos com o titulo, mas sabemos que não será fácil. Portugal como todos as seleções tem de melhorar dia a dia. Estamos bem, confiantes, sentimo-nos mais capazes. Tentar chegar à perfeição não é fácil, temos consciência que temos de trabalhar para isso. Só estando perto da perfeição é que conseguiremos o título. É difícil, mas podemos lá chegar.»

Ricardo Costa foi ainda confrontado com a questão sobre a antiga geração de ouro, onde o central português explicou que «só com títulos se conseguem classificar as gerações».

«Podemos dizer que aqui está um grupo de trabalho , com o intuito de trabalhar. Só um títulos é que conseguimos classificar as gerações. Houve muitas dúvidas em torno desta equipa início, mas com humildade conseguimos chegar às meias finais, e com grande capacidade e oportunidade de disputar uma grande final»