A Alemanha ficou a conhecer este domingo o seu adversário nas meias-finais do Euro2012. A Itália eliminou a Inglaterra num jogo que teve de ser decidido nas grandes penalidades, mas em que os transalpinos fizeram mais do que os ingleses.

Esta será a terceria vez que germânicos e italianos se encontram em fases finais de mundiais e europeus, depois da unificação da Alemanha. E curiosamente, um deles saiu sempre com o título na mão.

A primeira foi em 1996, na fase de grupos do Europeu. O jogo acabou sem golos, mas desse Grupo C passaram Alemanha e República Checa, as equipas que chegaram à final. A sorte grande saiu do banco, chamava-se Bierhoff, e a Alemanha conquistou o seu tricampeonato.

As duas equipas voltariam a encontrar-se 10 anos mais tarde, agora num jogo do 'mata-mata'. As meias-finais do Mundial de 2006. No prolongamento, Grosso e Del Piero marcaram os golos que colocaram a squadra azzurra na final. O adversário foi a França, que perderia nas grandes penalidades e a Itália conquistava o seu tetracampeonato do Mundo.

Antes da unificação da Alemanha, houve duelo entre os italianos e a Alemanha Ocidental, no Mundial de 1970.Sairam vitoriosos os primeiros, por 4-3, após prolongamento.

Esta quinta-feira estarão em campo as duas seleções mais tituladas a nível europeu. Os alemães já celebraram por três vezes em Europeus, a Itália por quatro vezes a nível mundial, o que faz dela a equipa da Europa com mais mundiais, só batida pelo Brasil (5).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.