A seleção portuguesa de futebol já garantiu 15 milhões de euros (ME) em prémios monetários da UEFA com a qualificação para as meias-finais do Euro2012, tanto quanto a Itália, mas menos do que Alemanha e Espanha.

Os germânicos, que já tinham conquistado 13 ME com o seu percurso imaculado no “grupo da morte”, mantêm a liderança do “ranking” de prémios, contabilizando agora, com a distribuição de três ME para os semifinalistas, 16 ME, e é a única seleção a ambicionar o pleno de vitórias, que lhe valeria 23,5 ME.

A Espanha, campeã do Mundo, da Europa e adversária de Portugal nas meias-finais, é a segunda equipa que mais lucrou com a competição até ao final dos “quartos”, a meio milhão da Alemanha, por ter empatado um jogo na fase de grupos.

Os outros dois semifinalistas, Portugal, que perdeu um jogo no agrupamento, e Itália, que empatou dois, ocupam os lugares imediatos, somando 15 ME em prémios.

A UEFA atribui prémios de 196 ME na competição, começando com oito ME para cada uma das 16 finalistas e prosseguindo durante a fase de grupos com a entrega de um milhão por vitória e metade por empate. O apuramento para os “quartos” garante dois ME, enquanto o terceiro lugar nos grupos é premiado com um milhão.

As quatro seleções presentes nas meias-finais recebem três ME, o finalista vencido 4,5 ME e a seleção que conseguir erguer o troféu Henri Delaunay, a 01 de julho, no Estádio Olímpico de Kiev, assegura mais 7,5 ME de ganhos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.