A ministra dos Desportos polaca, Joanna Mucha, lamentou hoje a eliminação da Inglaterra do Euro2012 de futebol, considerando tratar-se de uma oportunidade gorada de provar que as acusações de xenofobia por parte dos britânicos são falsas.

«Fiz figas pela Inglaterra. Isso seria melhor para os adeptos, em Varsóvia, mas também seria uma ocasião para refutar em definitivo o documentário da BBC», declarou a responsável, após o triunfo de domingo da Itália sobre a Inglaterra.

A Itália qualificou-se para as meias-finais do Euro2012 depois de bater a Inglaterra no desempate por grandes penalidades (4-2), depois de um “nulo” durante 120 minutos.

Antes do início do torneio organizado por Polónia e Ucrânia, a televisão estatal do Reino Unido transmitiu um programa de reportagem que retratava ambos os países de Leste como um “paraíso” de “hooligans”, racistas e anti semitas.

Também em entrevista à BBC, o antigo capitão inglês Sol Campbell apelou aos fãs ingleses para ficarem «em casa e ver o Euro2012 pela televisão» porque se arriscassem poderiam «regressar a casa num caixão».

O diretor do Comité Organizador local da Polónia, Marcin Herra, lamentou «o mal-estar» vivido em Inglaterra relativamente àquilo que considerou ser «uma parte muito simpática da Europa».