Um Portugal-Espanha tem sempre contornos históricos, é um ‘duelo’ de séculos. No futebol, há ‘contas’ a acertar pelo afastamento nos oitavos de final do Mundial de 2010, que viria a coroar Espanha como campeã.

Quando esta quarta-feira entrarem em campo, vai-se ver que os opostos, neste caso do futebol, não se atraem. Vamos a um pouco de estatística, a história do futebol.

Do lado luso, destaque para Ronaldo, como o jogador que mais remates fez até ao momento, 29 – é mesmo o mais rematador do Euro2012. Do lado espanhol, quem mais se aproxima é Iniesta, com 15 tentativa. No global, Portugal vence este duelo dos ‘tiros’: 70 contra 67.

Portugal também supera Espanha nos cruzamentos para a área, com Nani aqui a ser rei e senhor, contribuindo com 19 para os 55 da Seleção Nacional, mais 35 do que os espanhóis. Em termos de ‘história’ deste Euro, a supremacia termina aqui.

Quanto a posse de bola, o famoso tiki-taka, dá à Espanha a maior percentagem até das quatro equipas em prova: 61 por cento. Portugal fica-se pelos 46 por cento. O que em termos de passes, leva a que La Roja tenha efetuado 3211 contra 1754 dos lusos. Ou seja, quase o dobro. Na defesa, Piqué é o melhor recuperador (42 bolas), mais oito que o luso Pepe (34 bolas).

E mesmo em golos, os espanhóis superam-nos, ainda que Portugal tenha um dos melhores marcadores, Ronaldo. Os espanhóis marcaram oito golos e apenas Di Natali, na primeira jornada, conseguiu bater Casillas. Já Portugal marcou seis (três são de Ronaldo), mas sofreu quatro.

O ‘tira-teimas’ está marcado para quarta-feira, às 19h45, na Donbass Arena, em Donetsk.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.