Paulo Bento tem um objetivo muito claro para o jogo desta quarta-feira ante a Espanha: «Resolver em 90 minutos», disse o selecionador durante a conferência de imprensa de antevisão ao jogo, para, desta fora, «dar mais uns dias de alegria aos portugueses».

Do outro lado vai estar a equipa rainha na posse de bola e Portugal vai ter de jogar em dois momentos, primeiro «na ambição e coragem de os atacar» e num segundo momento «ter paciência quando tiver a bola». «Sabemos das dificuldades, mas eles também sabem que vamos pôr problemas», lembrou, acrescentando: «Temos feito um trajeto muito bom, desde a fase da qualificação até ao jogo com a República Checa e temos a possibilidade de estar na nossa segunda final. Este é o momento mais fácil para os jogadores estarem motivados». E deixa de lado de novo a ansiedade. «Não há lugar à ansiedade», frisou.

O treinador não está preocupado com as possíveis alterações na equipa espanhola, até porque «nove deles não mudaram» e deixou claro que «a organização não muda» quer joguem «Fabrègas ou Torres, Pedro ou David Silva». Paulo Bento aproveitou, também, para lembrar que no jogo frente aos checos foi Portugal quem teve menos descanso. Logo não acredita que isso influencie e deixa o alerta: «Não podemos adormecer, deixar-nos embalar por esse tema [menos dias de descanso para a Espanha]».

Há uns dias, Michel Platini deixou saber qual a sua final desejada. A Comitiva portuguesa teceu críticas esta terça-feira ao árbitro nomeado para o jogo e Paulo Bento espera que «a UEFA designe os melhores para estas situações», esperando que «ninguém se sinta pressionado».

«Espero que ninguém se sinta condicionado por outro tipo de relacionamentos. Houve episódios em jogos anteriores, que envolveram a Espanha e a Alemanha, o que leva a que quem está fora sinta que possa haver condicionalismos. Não é a melhor maneira de andar neste desporto», sublinhou.

O Portugal-Espanha está agendado para esta quarta-feira às 19h45 na Donbass Arena, em Donetsk, na Ucrânia.