A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi punida pela UEFA com uma multa de 7.000 euros devido à tentativa de invasão de campo de um adepto no jogo dos quartos de final do Euro2012, em Varsóvia.

«A FPF foi multada em sete mil euros por comportamento inadequado dos seus adeptos – tentativa de invasão do terreno de jogo por um adepto – nos quartos de final contra a República Checa, em Varsóvia, a 21 de junho», refere a UEFA, no seu sítio oficial na Internet.

Portugal qualificou-se para as meias-finais do Euro2012 ao vencer os checos por 1-0, graças a um golo de Cristiano Ronaldo, e vai discutir uma presença na final da competição diante da Espanha, na quarta-feira, em Donetsk.

Ainda de acordo com o organismo, o seu órgão de Controlo e Disciplina decidiu ainda penalizar a federação croata com uma multa no valor de 30 mil euros, também pelo arremesso de artefactos pirotécnicos e por conduta imprópria dos adeptos, que exibiram tarjas com mensagens inadequadas e de conteúdo racista, no encontro da terceira jornada do Grupo C, frente à Espanha, em Gdansk, a 18 de junho.