É a quarta presença de Portugal (1984, 2000, 2004 e 2012) nas meias-finais de um Europeu e para voltar a uma grande final (2004) terá de bater a formação comandada por Vicente del Bosque, campeã do mundo e da Europa.

No ano 2010, as duas seleções defrontaram-se duas vezes. Em pleno Mundial de Futebol, na África do Sul, a Espanha venceu Portugal por 1-0 nos oitavos de final, despachando a equipa das quinas mais cedo para casa. Meses mais tarde, Espanha e Portugal voltaram a medir forças num encontro amigável, terminando com um resultado bem diferente. 4-0 a favor dos lusos, mas foi apenas um jogo particular.

Agora as contas são a valer e uma vitória significa a garantia de uma presença na final, marcada para domingo, em Kiev.

Em conferência de imprensa de antevisão, Paulo Bento espera «resolver o jogo em 90 minutos».

«Temos feito um trajeto muito bom, desde a fase da qualificação até ao jogo com a República Checa e temos a possibilidade de estar na nossa segunda final. Este é o momento mais fácil para os jogadores estarem motivados». E deixa de lado de novo a ansiedade. «Não há lugar à ansiedade».

Sentado ao lado do selecionador nacional, Hugo Almeida disse que dará «tudo dentro de campo».

O encontro entre portugueses e espanhóis está agendado para as 19h45 desta quarta-feira, no Donbass Arena, em Donestk, na Ucrânia, com arbitragem do turco Cuneyt Çakir.