«Espanha impôs-se perante Portugal em penáltis» diz o diário "El Universal", sublinhando que a «boa atuação» dos lusitanos e que «a campeã, defensora, Espanha, terá opção de revalidar o título conseguido há quatro anos, depois de eliminar Portugal nas semifinais».

O diário desportivo "Líder" diz que «os penáltis estiveram do lado espanhol» e explica que «a seleção espanhola deu um passo em frente a uma proeza histórica, em busca de uma tripla coroa inalcançável ainda no futebol mundial»

O mesmo jornal sublinha que os espanhóis classificaram-se para a final do Euro 2012 «num duelo de enorme intensidade e tensão, definido em penáltis».

O "Últimas Notícias" destaca que a «Espanha é a primeira finalista do Campeonato Europeu» e o «diário 2001» que «os penáltis aproximaram Espanha de uma proeza histórica», enquanto o "Notícias 24" noticia que «uma imparável Espanha meteu-se outra vez na final» do Euro 2012.

Por outro lado, o "El Nacional" fala de «um intenso duelo» e diz que «Portugal não sentenciou em tempo regulamentar e teve que ver como Cesc Fabregas liquidou o encontro».

O canal televisivo de notícias Globovisión diz que a «Espanha defenderá o título no Campeonato Europeu, depois de vencer Portugal em penáltis» por 4-2.