O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e o príncipe Felipe, assistem no domingo à final do Euro2012 de futebol em Kiev, na qual a Espanha defrontará o vencedor da meia-final entre Alemanha e Itália.

Fontes da Casa Real espanhola informaram que o príncipe viajará até à capital ucraniana, enquanto o ministro espanhol dos Assuntos Externos, José Manuel Garcia-Margallo, já tinha dito na segunda-feira que Rajoy estaria na final se a Espanha ganhasse.

Os espanhóis, campeões europeus e mundiais em título, venceram na quarta-feira Portugal por 4-2 num jogo que obrigou ao desempate por grandes penalidades, depois de um empate sem golos após prolongamento.

Até às meias-finais, a Espanha teve como único representante espanhol o embaixador do país na Ucrânia, José Rodriguez Moyano, em cumprimento da decisão adotada pelo governo espanhol e também de outros países europeus, em protesto pelo caso de Iulia Timoshenko.

A líder da oposição, ex-primeira-ministra do país, está detida sob a acusação de abuso de poder e evasão fiscal, num caso em que a UE sustenta que não foram respeitadas as garantias legais da acusada, colocando em causa a independência dos tribunais.