Vicente del Bosque acredita que o jogo da final do Euro2012 entre Espanha e Itália vai ser «equilibrado» e sublinhou que a Squadra Azzurra fez um torneio a melhorar constantemente.

«A Itália mudou. Começaram bem, têm vindo a melhorar e estão com mérito na final. Sabem como jogar futebol e o seu meio campo é de grande qualidade. Mas este é o jogo mais importante do nosso percurso. Trabalhámos muito arduamente e durante muitos anos para estar aqui.»

O selecionador campeão do Mundo diz não estar cansado do sucesso e admite que é difícil o estilo de jogo da Espanha agradar “a gregos e a troianos”.

«É impossível convencer toda a gente», disse Del Bosque, que acrescentou que a história dos confrontos entre as duas seleções é importante, mas não decisivo.

«Não nos podemos centrar no passado. O futebol muda e nós mudámos. A história não influencia o jogo de amanhã. A história está lá, mas agora há que pensar no presente. Desse ponto de vista, não há uma grande diferença entre as duas equipas», terminou.