Kiev vai ser palco da final do Euro 2012 mas esta noite foi de Sir Elton John. A Fan Zone desta cidade ucraniana, a segunda maior do Euro 2012, foi pequena para a multidão que acorreu aqui para assistir ao vivo a este espetáculo a favor da luta contra a sida.

Todos os acessos à fan zone estavam compactos com as cerca de 60 mil pessoas (número não oficial) que assistiram ao concerto dentro e fora do recinto.

Quem não conseguiu entrar, ou um lugar com visibilidade suficiente, assistiu nos cafés à transmissão em direto.

Este concerto prolongou-se pela noite com as actuações dos Queen e Adam Lambert, ex-concorrente do Ídolos americano. 

No que respeita ao futebol, são visíveis as cores da Espanha mas italianos não se avistaram. A previsão é que cheguem no próprio dia do encontro. O estádio ainda não tem lotação esgotada e de Espanha são esperados apenas 11 mil adeptos. Italianos devem rondar apenas 5 mil que chegam em voos especiais, um de Roma e outro de Milão, no próprio dia do jogo, o que não chega para encher os cerca de 70 mil lugares. No entanto, como tem sido hábito nos jogos do Euro 2012, polacos, ucranianos e russos adotam as cores dos países em jogo e acorrem em peso aos estádios.

Às 20h00 o site da UEFA ainda anunciava a disponibilidade e “alguns bilhetes” enquanto nas ruas de Kiev, e mesmo junto ao estádio, onde se encontra o ponto de recolha de entradas, havia quem estivesse a vender no mercado paralelo.

Kiev vive o último dia de festa do Euro 2012 com a final que se realiza dia 1 de julho entre a Espanha, que defende o título, e Itália.