Na história dos confrontos diretos a Espanha soma oito vitórias, 12 empates e dez derrotas em 30 jogos contra a Itália, mas sete desses triunfos foram conseguidos em encontros particulares.

Em dez jogos a contar para competições oficiais, a Espanha conseguiu apenas uma vitória, cinco empates e outras tantas derrotas, embora entre as igualdades esteja contabilizado o jogo dos quartos-de-final do EURO 2008, que os espanhóis venceram no desempate por grandes penalidades após 120 minutos sem golos. O único resultado positivo em 90 minutos de Espanha foi um triunfo por 2-0 no primeiro encontro com os italianos, nos Jogos Olímpicos de 1920.

Em jogos disputados em fase finais de Campeonatos do Mundo e da Europa, o registo da Espanha frente à Itália é de quatro empates e três derrotas, com três dessas igualdades e um desaire a surgirem em Europeus.

A Itália infligiu à Espanha uma das derrotas mais pesadas de sempre nos Jogos Olímpicos de 1928, conseguindo um triunfo por 7-1 no encontro de desempate disputado em Amesterdão, depois do jogo dos quartos-de-final ter terminado com 1-1 no marcador. Um desaire que só é igualado pela derrota por 7-1 com Inglaterra num jogo particular disputado a 9 de Dezembro de 1931.

As duas equipas encontraram-se pela primeira vez num Campeonato da Europa em 1980 e o jogo terminou com um nulo. O atual selecionador de Espanha, Vicente del Bosque, que totalizou 18 internacionalizações, terminou a carreira pela seleção nesse Europeu, mas não defrontou Itália.

Na fase final de 1988, a Itália bateu a Espanha por 1-0, com Gianluca Vialli a marcar o único golo aos 73 minutos do encontro da segunda jornada do Grupo 1, disputado em Frankfurt.

A mais recente vitória da Itália sobre a Espanha em jogos de provas oficiais verificou-se nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de 1994, em Boston, com Roberto Baggio a marcar, aos 88 minutos, o golo que valeu o triunfo da "Squadra Azzurra" por 2-1.