O secretário-geral do PS, António José Seguro, elogiou hoje os desportistas presentes nos recentes Europeus de atletismo Helsínquia2012, pelas «inspiração» e «alegria» que deram aos Portugueses, assim como o árbitro de futebol Pedro Proença.

«O esforço e a dedicação destas atletas são uma inspiração e um motivo de grande alegria para todos os portugueses. Honraram o nome de Portugal e mantiveram vivas as esperanças na obtenção de melhores resultados. A todas e todos, incluindo os técnicos e a estrutura da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a nossa homenagem», lê-se em carta enviada ao presidente da FPA.

Dulce Félix, campeã da Europa dos 10.000 metros, Patrícia Mamona, vice-campeã no triplo salto, e Sara Moreira, medalha de bronze nos 5.000 metros, foram as representantes portuguesas que mais se destacaram, embora o líder socialista tenha frisado que os cumprimentos eram extensíveis aos restantes.

«O desempenho competente e profissional do árbitro Pedro Proença e da sua equipa foram naturalmente motivo de grande orgulho para todos os portugueses e dignificaram Portugal. A singularidade da distinção da UEFA, nomeando-o para arbitrar, no mesmo ano, a final da Liga dos Campeões e a final do Campeonato da Europa de Futebol são reveladores da elevada consideração», destacou ainda Seguro.

Proença liderou a equipa, composta por Bertino Miranda, Ricardo Santos, Jorge Sousa e Duarte Gomes, na recente fase final do Euro2012, no qual Portugal “caiu” nas meias-finais, através do desempate por penalidades, diante da futura bicampeã, Espanha, que goleou a Itália (4-0) na final.