O antigo internacional Luís Figo e o atual capitão de Portugal, Cristiano Ronaldo, são os únicos jogadores portugueses a constar numa lista divulgada pela UEFA para a eleição do melhor onze de sempre dos campeonatos europeus de futebol.

Os jogadores formados no Sporting C. Portugal têm ambos três presenças em Campeonatos da Europa, sendo que Cristiano Ronaldo irá certamente ultrapassar Figo neste registo já no próximo europeu em França.

Luís Figo estreou-se no Europeu de 1996, em Inglaterra, em que a seleção nacional ficou-se pelos quartos-de-final depois de ter perdido com a República Checa. Seguiram-se depois os Europeus de 2000, em que a Equipa das Quinas foi eliminada nas meias-finais com a França, e o célebre Euro 2004 em que Portugal perdeu a final em casa para a Grécia.

Já Cristiano Ronaldo estreou-se precisamente no Euro2004 tendo depois participado no Euro2008 e no Euro2012 com um registo semelhante ao de Figo com uma presença nos quartos-de-final na prova realizada na Áustria/Suíça e uma meia-final na prova realizada pela Polónia/Ucrânia.

De acordo com a UEFA, os requisitos para integrar o lote de 50 nomeados para o onze ideal dos campeonatos da Europa são: presença em pelo menos uma meia-final; ter integrado uma das equipas da competição; melhor marcador de um Europeu; ou ter protagonizado um momento marcante na competição.

Para além de Figo e Cristiano Ronaldo, a lista integra nomes que já passaram, ou que estão atualmente no futebol português tais como o atual guarda-redes do FC Porto Iker Casillas, vencedor de duas competições, o antigo guarda-redes do Sporting, Peter Schmeichel, campeão pela Dinamarca em 1992, Ronald Koeman, antigo treinador do Benfica, vencedor pela Holanda em 1988 ou ainda Karel Poborsky, que representou o Benfica na década noventa e que levou a República Checa às meias-finais da prova com um célebra chapéu a Vítor Baía nos quartos-de-final.