O presidente da FIFA, Gianni Infantino, mostrou-se hoje convicto de que as autoridades francesas e russas vão garantir a segurança no Europeu de futebol de 2016 e no Mundial de 2018.

"A segurança é, sem dúvida, um assunto que está na ordem do dia. Ainda antes do Mundial temos o Europeu em França. Acredito que vão ser tomadas todas as medidas de segurança necessárias", afirmou Infantino, em Moscovo.

O governo francês anunciou hoje que vai propor ao parlamento prolongar por dois meses o estado de emergência instaurado após os atentados de 13 de novembro, de modo a cobrir o período do Euro2016, que decorre de 10 de junho a 10 de julho.

O líder da FIFA disse estar “absolutamente convencido” de que as autoridades russas se empenharão para que o nível de segurança “seja máximo”, no Mundial, que decorrerá entre 14 de junho a 15 de julho de 2018.

Infantino, que falava na União de Futebol da Rússia (UFR), descartou por completo a hipótese de retirar à Rússia a organização do Mundial2018, pedida por alguns países depois de denunciadas irregularidades nas atribuições dos Mundiais de 2018 e 2022.

"Posso garantir, com toda a segurança, que o Mundial de 2018 decorrerá na Rússia, isso foi decidido há seis anos", referiu Infantino, que ainda hoje será recebido pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Infantino, que na terça-feira visitou o estádio Luzhniki, em Moscovo, que será palco do jogo de abertura e da final do Mundial, viajará para o Qatar, que acolherá o Mundial de 2022.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.