O selecionador da Roménia, Anghel Iordănescu, anunciou hoje a lista de pré-convocados para o Euro2016, grupo alongado de 28 jogadores, devido às limitações de alguns jogadores em marcarem presença no primeiro estágio da equipa.

Com concentração marcada para quarta-feira, dia 18 de maio, Iordănescu não terá todos os jogadores disponíveis no estágio em Itália, de 11 dias, para os jogos de preparação frente à República Democrática do Congo (18 de maio) e à Ucrânia (29 de maio).

O jogador Ovidiu Hoban termina a temporada pelo Hapoel Beer Sheva, líder do campeonato israelita, a 21 de maio, enquanto Alexandru Maxim pode ter um ‘play-off’ de manutenção com o Estugarda, na Alemanha. O Ludogorets já se sagrou campeão búlgaro, mas os seus três jogadores romenos podem ficar com a equipa até à derradeira jornada, a 29 de maio.

Depois, há a situação de Florin Andone, que representa os espanhóis do Córdoba, do segundo escalão, em que a época regular prossegue até 05 de junho, já posterior ao prazo de decisão estipulado para 31 de maio.

Para este grupo, o técnico convocou 13 jogadores romenos. A principal referência da equipa é o guarda-redes Ciprian Tatarusanu, da Fiorentina, de Paulo Sousa, em convocatória em que também está Christian Sapunaru, ex-jogador do FC Porto.

A Roménia integra o Grupo A e abrirá o Europeu em Saint-Denis, diante da organizadora França, a 10 de junho. Cinco dias depois defronta a Suíça, em Paris, terminando a fase de grupos com a Albânia, a 19 de junho, em Lyon.

Lista de 28 pré-convocados:

- Guarda-redes: Ciprian Tatarusanu (Fiorentina/Ita), Costel Pantilimon (Watford/Ing), Silviu Lung (Astra Giurgiu).

- Defesas: Cristian Sapunaru (Pandurii), Alexandru Matel (Dínamo Zagreb/Cro), Vlad Chiriches (Nápoles/Ita), Valerica Gaman (Astra Giurgiu), Cosmin Moti (Ludogorets/Bul), Dragos Grigore (Al-Sailiya/Qat), Razvan Rat (Rayo Vallecano/Esp), Steliano Filip (Dínamo Bucareste) e Alin Tosca (Steaua Bucareste).

- Médios: Mihai Pintilii (Steaua Bucareste), Ovidiu Hoban (Hapoel Beer Sheva/Isr), Adrian Ropotan (Pandurii), Andrei Prepelita (Ludogorets/Bul), Adrian Popa (Steaua Bucareste), Gabriel Torje (Osmanlıspor/Tur), Alexandru Chipciu (Steaua Bucareste), Alexandru Maxim (Estugarda/Ale), Nicolae Stanciu (Steaua Bucareste) e Lucian Sanmartean (al-Ittihad/Ara).

- Avançados: Claudiu Keseru (Ludogorets/Bul), Bogdan Stancu (Gençlerbirligi/Tur), Florin Andone (Córdoba/Esp), Denis Alibec (Astra Giurgiu), Ioan Hora (Pandurii), Andrei Ivan (CSU Craiova).