A seleção portuguesa começa na próxima segunda-feira a preparar a fase final do Euro2016 em regime livre e com apenas 13 dos 23 futebolistas convocados pelo selecionador Fernando Santos, com o estágio a arrancar cinco dias depois.

Os guarda-redes Rui Patrício, Anthony Lopes e Eduardo, os defesas Cedric, Raphael Guerreiro, Ricardo Carvalho e José Fonte, os médios Adrien, André Gomes, João Moutinho, João Mário e William e o avançado Éder vão marcar presença na Cidade do Futebol ao início da tarde e deverão participar no treino agendado para as 17:30.

"Vamos ter aqui 13 jogadores no primeiro dia, porque vou proporcionar quatro a cinco dias de descanso aos jogadores que vão continuar com competição nos próximos dias. Estruturámos o trabalho de forma a que possamos retirar o melhor de cada um. O plano de preparação está bem equilibrado para quando chegarmos a França estar tudo preparado", explicou Fernando Santos.

Certas são as ausências de Cristiano Ronaldo e Pepe, que vão disputar a final da Liga dos Campeões, Nani e Bruno Alves, que têm a final da Taça da Turquia com o Fenerbahçe, e Danilo e Rafa, que um dia antes deverão participar na final da Taça de Portugal entre FC Porto e Sporting de Braga.

Renato Sanches e Eliseu também vão estar ausentes do arranque dos trabalhos da seleção nacional, por causa da final da Taça da Liga com o Marítimo, enquanto Ricardo Quaresma ainda tem que fazer um jogo pelo Besiktas e Vieirinha estará na digressão asiática de final da época do Wolfsburgo.

Com o regime livre, os jogadores terão apenas a obrigação de se apresentar durante os treinos, tendo total independência antes e depois dos aprontos.

"Os jogadores almoçam e jantam onde quiserem. É como se estivessem no clube", acrescentou o selecionador nacional.

O estágio arranca a 28 de maio, um dia antes de Portugal defrontar a Noruega, num particular que vai decorrer no Estádio do Dragão, no Porto.

Durante o estágio e a fase final, a equipa técnica de Portugal vai ser reforçada por Jorge Rosário, treinador que trabalhou durante vários anos com o selecionador Fernando Santos e que, com a devida autorização do Vitória de Guimarães (é atualmente adjunto de Sérgio Conceição), vai integrar a comitiva lusa.

A 9 de junho, um dia depois de defrontar a Estónia no Estádio do Luz, no último 'amigável' antes do Europeu, a seleção portuguesa viaja para solo francês.

Na fase final do Euro2016, Portugal vai disputar o grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.