A seleção portuguesa de futebol terá “toda a vigilância e medidas de segurança” consideradas adequadas durante a sua participação no Europeu de França, disse hoje a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, em Bruxelas.

Em declarações aos jornalistas, após uma reunião de ministros do Interior da União Europeia, a ministra, questionada sobre a ameaça de ataques terroristas que pairam sobre a fase final do Europeu, apontou que “todo o conceito de segurança para o Euro2016 compete naturalmente à França, que é o país organizador”, mas “Portugal está a colaborar” com as autoridades francesas e já tem mesmo oficiais de ligação no terreno.

Portugal "já tem oficiais de ligação e também ‘spotters’, e uma série de polícias, tanto da PSP como da GNR, vão estar em França, a acompanhar a nossa seleção e também os nossos adeptos”, apontou.

A fase final do Euro2016 – a decorrer em França de 10 de junho a 10 de julho – merecerá “um reforço natural das medidas de segurança”, disse Constança Urbano de Sousa.

Tal como acontece “em todos os eventos públicos” que se realizam naquele país e, “como não poderia deixar de ser”, face à ameaça terrorista, a ministra da Administração Interna garantiu que a seleção portuguesa beneficiará então de “toda a vigilância e medidas de segurança de acordo com o plano que foi estabelecido pelas autoridades francesas, em colaboração com todos os Estados-membros que participam neste evento”.

A seleção portuguesa de futebol viajará a 09 de junho, para França, onde vai disputar o Grupo F, juntamente com Islândia, Áustria e Hungria.