A atual bicampeã europeia de futebol Espanha foi hoje surpreendida em casa pela modesta Geórgia, numa exibição castigada com derrota 1-0, em particular disputado em Getafe, arredores de Madrid.

Candidata a um quarto título europeu e a um inédito ‘tri’, o conjunto de Vicente del Bosque deu uma pálida imagem do seu valor, sendo punido pelo 137.º do 'ranking' mundial com um desaire que deixa a equipa alerta para os desafios a 'doer' em França.

O escândalo surgiu num mau atraso defensivo que permitiu a Qazaishvili (40) percorrer muitos metros em contra-ataque, Piqué ainda o travou, mas a bola sobrou para Jighauri, que cruzou para Okriashvili empurrar para a baliza, sozinho ao segundo poste, aparentemente em posição irregular.

O jogo previsível e afunilado pelo centro do terreno facilitou a tarefa defensiva da Geórgia, que beneficiou de um adversário também desinspirado em termos de pontaria, apesar de ter disposto de 78 por cento de posse de bola.

Uma bola de Thiago Alcántara ao poste foi o melhor que os espanhóis fizeram.

Iker Casillas, guarda-redes do FC Porto, ficou no banco, já que a titularidade foi de De Gea.

A Espanha estreia-se no Euro2016 a 13 de junho frente à República Checa, num grupo D em que defronta ainda a Turquia a 17 e a Croácia a 21.