Marcelo Rebelo de Sousa desejou sorte à seleção portuguesa de futebol para o Europeu da modalidade que vai decorrer em França. O presidente da República portuguesa recebeu a comitiva lusa no Palácio de Belém e frisou que a equipa já é campeã à partida, pois são "do melhor que há no Mundo".

"Não vou dizer que espero que ganhem o campeonato. Isso já disse o primeiro-ministro e eu sou mais contido. Espero que sejam aquilo que são sempre: os melhores. É evidente que quando se entra numa competição é para ganhar, mas vai-se ganhando, passo a passo. É a minha experiência de vida", começou por dizer.

O Presidente da República lembrou à comitiva que tem estado sempre ao lado da seleção, acompanhando a turma das quinas nas grandes provas europeias e mundiais.

"Junto a este lado institucional uma componente pessoal. Alguns sabem como acompanhei alguns dos campeonatos. Lembro-me em 2000 na Bélgica e na Holanda e em 2006 na Alemanha. Acompanhei com grande paixão. Além de estar aqui o presidente da República, está alguém que percebe a importância do futebol e que vos acompanha e admira", atirou.

Ainda nas palavras dirigidas aos jogadores, Marcelo Rebelo de Sousa pediu aos jogadores para se lembrarem dos portugueses da diáspora, que também vão sofrer pela Seleção.

"Há um português no sítio mais inesperado, em qualquer canto do Mundo, e esse, mais até do que os que vivem em Portugal, sofre por aquilo que faz a equipa portuguesa.

Para eles é mais difícil ser-se português. Portanto pensem no que estão a sentir as pessoas que estão na outra ponta do Mundo. O que aqui está é do melhor que há no Mundo, e por isso é que um país pequenino consegue ser tão grande num plano mundial. Que o diga o senhor presidente da FIFA. Estamos todos convosco, vamos todos vibrar e acreditar em vós porque acreditamos em Portugal", comentou.