O futebolista Cristiano Ronaldo acredita que “Portugal vai acabar por ganhar algo grande”, numa entrevista publicada hoje no sítio da UEFA na Internet, a cinco dias da estreia da equipa das ‘quinas’ no Euro2016.

Recordando a derrota na final do Euro2014 em Portugal, frente à Grécia, o ‘capitão’ português diz que “faz tudo parte” e que “se aconteceu o que aconteceu, foi porque deus assim o quis”, preferindo “olhar para a frente”, para o futuro da seleção, que “vai ser positivo”.

“Portugal vai acabar por ganhar algo grande, como um Campeonato da Europa ou um Campeonato do Mundo”, disse Ronaldo.

Ainda sobre a final de 2004, o jogador do Real Madrid “foi um momento difícil, perder esse jogo, ainda para mais em Portugal, contra a Grécia”.

“Sabíamos que tínhamos uma oportunidade única de nos sagrarmos campeões europeus. Mas isso faz parte do futebol. O futebol ensinou-me muitas coisas: nada é garantido. O que é verdade hoje poder ser mentira amanhã, uma equipa pode ser muito boa num dia e terrível no outro”, afirmou.

Para Ronaldo, “os Campeonatos da Europa e os Mundiais são sempre competições especiais” e “as fases finais são sempre momentos maravilhosos, inesquecíveis na carreira de qualquer jogador, e este vai ser mais um Campeonato da Europa” no seu currículo.

“Obviamente, estou feliz com isso e sinto-me privilegiado por ter já podido marcar presença em tantas fases finais. Claro que, ao mesmo tempo, é um momento delicado, porque tudo pode acontecer. Mas penso que Portugal está a atravessar um bom momento de forma, tivemos uma qualificação muito positiva”, referiu.

Cristiano Ronaldo disse que “é um grande orgulho” representar Portugal desde os 18 anos e se ter “tornado num exemplo, não só no país mas em todo o mundo”.

“A minha prioridade é sempre jogar o meu futebol, porque isso é o que sei fazer melhor. Naturalmente, fora do campo a minha prioridade é sempre passar uma boa imagem, em especial para as crianças, porque nós somos os modelos deles e eles seguem muitos dos nossos exemplos”, afirmou.

Nesta entrevista à UEFA, em que fala também da sua infância e dos sonhos que tinha, Ronaldo lembrou a sua estreia com a camisola das ‘quinas’.

“Essa semana foi uma das melhores da minha vida, porque estreei-me pelo Manchester United – um dos melhores clubes da história do futebol – e logo depois estreei-me pela seleção principal. Disputei o meu primeiro jogo pelo United, contra o Bolton [a 16 de Agosto de 2003], e na mesma semana alinhei pela seleção nacional [contra o Cazaquistão, a 20 de Agosto de 2003]. Uma vez mais tudo aconteceu muito depressa. Foi um momento muito especial da minha vida, ter a minha primeira internacionalização por Portugal”, rematou.