A França sofreu e muito para bater a Roménia por 2-1, em jogo de abertura do Euro2016. A jogar em casa, os gauleses só descansaram aos 89 minutos, quando Payet fez o tento da vitória, depois de Giroud ter dado vantagem aos ´Bleus` e Stancu ter empatado de grande penalidade. As estrelas, Pogba e Griezmann, estiveram ´desaparecidos em combate` e acabaram substituídos. A equipa de Deschamps venceu mas não convenceu e terá de fazer muito mais nos próximos jogos.

A Roménia, que se estreava em jogos de abertura e que nunca vencera a França, tentava contrariar o favoritismo dos ´Bleus`, que venceram 21 dos 32 jogos realizados em Saint Denis. Já os franceses, a jogar em casa, tentavam dar uma alegria aos adeptos.

A turma de Didier Deschamps procura neste Euro2016 igualar a Alemanha e a Espanha com o terceiro título de campeão europeu. E tal como em 1984, os gauleses tentavam vencer no jogo de abertura, fazendo algo que só eles e a Bélgica fizeram: serem as únicas seleções organizadoras a vencer o jogo de abertura de um Europeu.

A Roménia entrou melhor no encontro e teve logo uma oportunidade de golo aos cinco minutos. Stancu rematou contra Lloris, ao segundo poste, num lance que causou enormes calafrios nos franceses.

Aos poucos a França foi-se libertando do nervosismo inicial, muito por culpa das ações de Dimitri Payet e começou a assustar Tatarusanu, guarda-redes romeno. Giroud cabeceou ao lado aos 11 e aos 15 foi Griezmann a rematar ao poste, após centro de Pogba.

Perto do intervalo, novo susto na baliza romena. Payet, sempre ele, centrou atrasado para o remate de Griezmann que passou muito perto do poste direito, já com alguns adeptos no Stade de France a pedirem golo.

Os comandados do técnico Anghel Iordanescu foram perdendo o gás inicial e passaram a sentir mais dificuldades em chegar a área de Lloris. No entanto poderiam ter beneficiado de um livre quase em cima da linha da grande área, num pontapé de Koscielny contra Andone que o árbitro húngaro Victor Kassai deixou passar em claro.

A França voltou do intervalo a ´dormir` já que permitiu que a Roménia criasse perigo junto da baliza de Lloris nos minutos iniciais. Stanciu podia ter marcado aos 49, após passe de Stanciu mas o seu remate, acrobático, saiu ao lado, já com o guarda-redes francês batido.

A partir daí a França ´acordou` para o jogo e tomou de assalto a baliza de Tatarusanu. Giroud rematou às mãos do guarda-redes aos 53. Tatarusanu voltou a ser gigante aos 57, negando o golo a Pogba após brilhante jogada de Payet.

Mas Tatarusanu, que estava a ser um dos melhores da Roménia, ´borrou a pintura` aos 58. Saltou a uma bola com Giroud e, apesar dos seus 1,98 metros de altura, perdeu no duelo com o francês que chegou com a cabeça onde o guarda-redes não conseguiu com as mãos. Era o primeiro golo do Euro2016, para delírio dos milhares de espetadores que lotaram o Stade de France.

Mas a França que já vinha dando sinais de fraqueza na zona recuada, sofreu o empate aos 65 por Stancu, na transformação de uma grande penalidade, por falta de Evra sobre Stanciu.

Didier Deschamps tentou ´agitar as águas` no lado francês, retirando as estrelas Griezmann e Pogba, muito apagados, para fazer entrar Martial e Coman. Mexidas que não surgiram efeito já que os franceses continuavam presos de movimentos, sem soluções para bater a boa organização defensiva romena. O jogo parecia destinado a ser resolvido por um lance de génio e foi o que Payet fez. Aos 89 minutos, o jogador do West Ham pegou na bola e ´disparou` um ´míssil` de pé esquerdo de fora da área, fazendo a bola entrar no ângulo superior direito da baliza de Tatarusanu, que quase nem se mexeu. Saiu depois, em lágrimas, pela emoção de ter feito o golo da vitória.

A Roménia tentou nos minutos finais forçar pelo menos o empate mas já era tarde. A França entra a vencer no Euro2016 mas não convence.