O francês Olivier Giroud deu hoje o pontapé de saída na fase final do Europeu de futebol de 2016, no Stade de France, em Saint-Denis, palco do jogo inaugural, entre a França e a Roménia, do Grupo A.

Às 21:01 locais (20:01 em Lisboa), arrancou a 15.ª edição da principal competição de seleções do ‘velho continente’, que se vai prolongar até 10 de julho, dia marcado para a final, no mesmo palco.

Com arbitragem do húngaro Viktor Kassai, gauleses e romenos vão disputar o primeiro dos 51 jogos da fase final do maior Europeu da história, com 24 formações divididas em seis grupos, para um total de 36 embates na fase de grupos.

A seleção portuguesa de futebol está integrada no Grupo F, juntamente com a Islândia, que defronta na terça-feira, em Saint-Étienne, a Áustria, a 18 de junho, em Paris, e a Hungria, a 22, em Lyon.

Antes do arranque, realizou-se a cerimónia de abertura, com a presença do DJ parisiense David Guetta e da cantora sueca Zara Larsson, que interpretou o hino da prova ‘This One’s For You”.