Cabo Verde vai estar representado por quatro jogadores de ascendência cabo-verdiana no Euro 2016 em futebol, que arranca sexta-feira, na França, com a participação de 24 selecções.

Eliseu (Portugal), Nani (Portugal), Renato Sanches (Portugal) e Gelson Fernandes (Suiça) são os representantes cabo-verdianos nesta competição, não obstante vestirem as cores de outros países.

Portugal, além dos “crioulos”, tem 11 jogadores com dupla-nacionalidade nos 23 convocados para o Euro: Anthony Lopes, Raphaël Guerreiro e Adrien Silva nasceram em França, Pepe no Brasil, Cédric na Alemanha, William Carvalho em Angola e Danilo na Guiné-Bissau.

Mas no entanto, a imprensa portuguesa aponta que quase um quarto dos jogadores convocados para o Euro têm dupla nacionalidade.

E por isto, levantou-se a polémica quanto a originalidades dos jogadores dos diferentes países, com a opinião do vice-presidente do partido Alternativa para a Alemanha fazer eco quando defendeu que a selecção da Alemanha “há muito tempo que deixou de ser alemã”.

No cenário geral, dos 552 jogadores que vão ao Euro, 128 têm dupla nacionalidade, o que corresponde a quase 25%. A França e a Suíça são as selecções que mais jogadores têm nesta qualidade, num total de 14.