As autoridades francesas asseguraram hoje que vai ser garantido o encaminhamento dos adeptos para o jogo de abertura do Euro2016, nem que para tal sejam obrigadas a recorrer a requisições civis para os grevistas.

“Nós vamos assegurar o encaminhamento” dos 80.000 espetadores esperados no encontro de abertura do Euro2016, entre a França e a Roménia, hoje no Stade de France, em Paris, afiançou o secretário de Estado francês dos Transportes, Alain Vidalies, em declarações à radio Europe 1.

Apesar da greve que está a afetar o seu trânsito, a sociedade nacional dos caminhos de ferro criou um serviço especial de comboios entre Paris e o estádio para encaminhar os espetadores, disse o secretário de Estado, que afirmou que o governo não renunciará “a nenhum meio à sua disposição”.

“Se foi necessário utilizar as requisições [dos maquinistas], nós vamos fazê-lo”, disse Vidalies.

A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, também prometeu que todo o lixo será recolhido na capital, apesar da greve dos trabalhadores da recolha do lixo.

“De certeza, todo o lixo será retirado. [Quando?] Agora. Serão recolhidos hoje”, referiu a edil, que reconheceu que serão precisos alguns dias para que a situação seja totalmente normalizada.