O País de Gales estreou-se em fases finais de Europeus de futebol com uma vitória suada sobre a Eslováquia por 2-1. No Stade Matmut-Atlantique em Bordéus, Bale e Robson-Kanu marcaram para os galeses, Duda para a Eslováquia. Uma boa vitória de Gareth Bale e companhia, num grupo que tem ainda a Rússia e a Inglaterra.

Num Grupo B que conta ainda com as seleções de Inglaterra e Rússia, teoricamente as mais fortes, Eslováquia e País de Gales sabiam que quem vencesse poderia ganhar uma boa vantagem na disputa dos lugares de acesso à fase seguinte.

Em Bordéus, duas seleções estreantes em fases finais de Europeus mas já com participações noutras provas. Eslováquia esteve no Mundial 2010, enquanto o País de Gales não participava em grandes competições desde 1958.

O jogo começou logo com uma grande oportunidade para a Eslováquia. Aos cinco minutos, Marek Hamsik, a estrela da equipa, pegou na bola a meio-campo, foi passando por vários adversários antes de rematar, já dentro da área. Valeu o excelente corte de Ben Davis a tirar o golo ao jogador do Nápoles. Respondeu o País de Gales por Joe Allen, médio do Liverpool. Ramsey meteu a bola na área, Kozacik afastou com os punhos e depois é Durica quem evita o empate.

A ameaça concretizou-se no minuto seguinte, num livre à Gareth Bale, a estrela dos galeses. O jogador do Real Madrid rematou, de livre, da zona frontal e fez golo, com o guarda-redes Kozacik a ficar um pouco ´mal na fotografia` já que se pôs a adivinhar as intenções do jogador merengue mas deu-se mal.

As estrelas das duas equipas a não deixarem os seus créditos por mãos alheias em dois lances, com Bale a ser mais decisivo. O 2-0 só não chegou para o País de Gales porque o árbitro negou um penálti, por falta de Skrtel sobre Jonathan Williams, aos 33 minutos.

No regresso dos balneários não se assistiu a grandes mudanças no jogo. A Eslováquia, em desvantagem, tinha dificuldades em penetrar no último reduto do País de Gales.

Aos 60 minutos Jan Kozák teve aquilo que se chama ´dedo de treinador`. O técnico lançou Duda e, um minuto depois de estar em campo, fez o empate, num remate enrolado mas eficaz. Marcou no primeiro toque que deu na bola.

Galvanizado pelo empate, a Eslováquia ´tomou de assalto` a baliza do País de Gales, com Ward a negar o golo a Weiss aos 65.

O jogo estava partido, dividido, com ´bola cá, bola lá`. A solução poderia estar no banco, de onde saiu Robson-Kanu para dar a vitória aos galeses. O jogador fez o 2-1 aos 81 minutos, após trabalho Ramsey.

Antes do apito final, duas oportunidades, uma para cada lado. Nemec rematou ao poste de Ward, guarda-redes do País de Gales, aos 86. E Ramsey desperdiçou um contra-ataque, após grande correria de Bale. O jogador do Arsenal definiu mal a jogada dentro da área.

O País de Gales entra assim com o pé direito na prova e coloca-se em boa posição para seguir em frente, naquela que é a sua primeira participação numa fase final de um Europeu de futebol.