A polícia francesa anunciou hoje que vai reforçar a segurança do jogo entre a Turquia e a Croácia, da primeira jornada do Grupo D do Euro2016 de futebol, que mobilizará um dispositivo policial de 1.500 agentes.

“As condições de segurança vão ser reforçadas”, disse uma porta-voz da polícia de Paris, Johanna Primevert, numa altura em que as autoridades procuram evitar que se repitam os confrontos registados em Marselha, antes, durante e depois do jogo de sábado entre a Inglaterra e a Rússia (1-1).

Depois de três dias de violência na zona do porto velho de Marselha, os incidentes alastraram-se às imediações e ao interior do estádio Velodrome, palco do jogo entre ingleses e russos, da ronda inaugural do Grupo B, que já levou a UEFA a abrir um procedimento disciplinar contra a Federação Russa de Futebol.

Os adeptos russos vão ser investigados por “provocação de distúrbios, comportamento racista e uso de material pirotécnico” pelo Comité de Ética e Disciplina do organismo regulador do futebol europeu, que decidirá eventuais sanções durante uma reunião marcada para terça-feira.

A UEFA já tinha condenado veementemente os episódios de violência e esclarecido que só poderia atuar no perímetro dos recintos do Euro2016.

Durante a tarde de sábado, os tumultos na zona do porto velho provocaram 19 feridos, entre os quais um inglês em estado grave, enquanto já perto do estádio a polícia recorreu a gás lacrimogéneo e a um canhão de água para dispersar os adeptos.

Incidentes semelhantes tinham já sido registados na quinta e sexta-feira, em Marselha, mas entre menos adeptos e sem causar feridos graves.