A Polónia entrou com o ´pé direito` no Euro2016 ao vencer a Irlanda do Norte por 1-0. Os polacos foram melhores mas apenas conseguiram marcar por uma vez, por Milik, avançado que joga no Ajax.

Em Nice, a Polónia fez valer o seu estatuto de favorito e dominou o encontro com a Irlanda do Norte, seleção que não estava numa grande competição há 30 anos: desde o Mundial do México, em 1986.

A primeira grande oportunidade de golo saiu dos pés do avançado Milik, que joga no Ajax, aos 32 minutos. O polaco recebeu na área, contornou o guarda-redes McGovern mas rematou por cima, já com a baliza deserta. Aos 40 o guarda-redes irlandês voltou a negar o golo aos polacos. Kaputska encheu o pé esquerdo de fora da área mas o guarda-redes da Irlanda do Norte voou e desviou para canto.

A Polónia terminou o primeiro tempo com números avassaladores: 68/32% na posse de bola. 7/0 em cantos. 10/0 em remates. 241/121 em passes. Domínio em toda a linha da Polónia.

O domínio foi traduzido em golo aos 52 minutos, não pela estrela Lewandowski mas por outro avançado: Milik aproveitou um cruzamento de Kuba Blaszczykowski na direita e finalizou de pé esquerdo, à entrada da área, em posição frontal. McGovern nada poderia fazer. Ao cabo de 11 remates a Polónia derrubava a muralha defensiva montada pelo técnico Michael O'Neill.

Apesar do resultado era a Polónia quem continuava mais perigosa. Aos 68 minutos Milik serviu Blaszczykowski na meia direita, mas o remate do médio saiu ao lado.

A Irlanda do Norte só criou perigo num remate de bicicleta de Lafferty e numa correria de Washington que Szczesny resolveu sem problemas. Mesmo assim o empate poderia ter chegado aos 89 minutos, num livre ensaiado, mas o capitão Davis, só com Szczesny pela frente, falhou o remate.

Com esta vitória a Polónia coloca-se em boa posição para seguir em frente.