A seleção portuguesa de futebol teve hoje uma chegada discreta a Saint-Étienne, onde na terça-feira defronta a Islândia na estreia no Euro2016, com cerca de meia centena de adeptos à espera junto do hotel onde vai ficar instalada.

Depois de uma viagem de avião, que teve início em Paris e que durou perto de 50 minutos, o autocarro que transportou a comitiva lusa entrou pelos portões do hotel precisamente às 12:37 (11:37 horas de Lisboa), perante um tímido entusiasmo do grupo de adeptos que estava à porta, composto por alguns emigrantes lusos e também por adolescentes franceses, à 'caça' de autógrafos.

Sentado na parte de frente do autocarro, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Humberto Coelho, foi o primeiro a acenar aos admiradores da seleção portuguesa, mas o momento de maior frenesim aconteceu quando Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma saíram do autocarro, já junto à entrada para o hotel.

Depois de os restantes jogadores terem passado algo despercebidos para o público, Ronaldo foi dos últimos a aparecer e, subitamente, ouviram-se gritos pelo capitão de Portugal. O avançado do Real Madrid agradeceu o apoio, assim como Quaresma, que também foi muito aplaudido.

Como era esperado, a chegada da seleção nacional obrigou à presença das forças de segurança no local, com cerca de duas dezenas de polícias a circundarem a zona, auxiliados por cães.

O hotel em que a Portugal está instalado fica na parte sul de Saint-Étienne, numa zona composta grande parte por zonas verdes e sem grandes ruídos.

Antes da chegada, alguns emigrantes residentes em Saint-Étienne contaram à agência Lusa que a comunidade portuguesa não tinha conhecimento do local em que a comitiva lusa ia ficar e, mesmo que soubesse, iria ser difícil mostrar o apoio, já que é dia de trabalho para muitos.

O selecionador Fernando Santos e um jogador vão falar aos jornalistas, em conferência de imprensa, às 17:45 (16:45 horas de Lisboa, no estádio Geoffroy Guichard, onde, às 18:30 (17:30), a equipa fará o habitual treino de adaptação e o último antes da estreia no Campeonato da Europa.