A AFP, citando autoridades locais, informa que a polícia identificou 29 adeptos russos num hotel de Mandelieu-la-Napoule, perto de Marselha, e, embora a operação não tivesse terminado, foi decidido deter alguns tendo em vista a sua expulsão do país.

A operação de identificação foi feita pela gendarmaria em coordenação com a divisão nacional de luta contra o 'hooliganismo', com o objetivo de verificar se estes russos estão incluídos numa lista de adeptos considerados de risco.

As pessoas que foram alvo do controlo preparavam-se para partir de autocarro com destino a Lille, onde a seleção da Rússia defronta a Eslováquia na quarta-feira, em jogo da segunda jornada do Grupo B do Euro2016.

Ao longo de todo o fim de semana, antes, durante e depois do jogo em Marselha, registaram-se vários incidentes violentos implicando adeptos russos, ingleses e franceses. Na segunda-feira, 10 pessoas foram julgadas por envolvimento nos confrontos e condenadas a penas até um ano de prisão, mas nenhum russo foi detido.

Os incidentes provocaram 35 feridos, quase todos ingleses. O mais grave permanecia em estado crítico na segunda-feira, mas estável, segundo o procurador de Marselha Brice Robin.

Após as cenas de violência, a UEFA ameaçou a Inglaterra e a Rússia de exclusão do Campeonato Europeu e hoje é esperada uma decisão relativamente à federação russa, devido a incidentes registados com os seus adeptos no Estádio Vélodrome, nomeadamente agressões a adeptos ingleses, comportamento racista, utilização de fumos e arremesso de objetos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.