A Hungria surpreendeu e venceu a Áustria por 2-0, no primeiro jogo do Grupo F. Szalai e Stieber fizeram os tentos dos húngaros que voltam a um Europeu de futebol da melhor maneira. Portugal terá de ter atenção e mostrar paciência para derrubar a muralha defensiva húngara. A Áustria volta assim a perder, 11 jogos depois.

Este era o primeiro jogo de grande interesse para os adeptos portugueses, antes do Portugal - Islândia. Frente-a-frente as outras duas equipas do Grupo F, que faziam entre si o jogo 138, neste que é um dos embates mais longos da história do futebol, desde 1902. Neste capítulo o domínio é húngaro com 66 triunfos, 31 empates e 40 derrotas. (só Argentina e Uruguai jogaram mais vezes entre si que estas duas seleções). De referir ainda que entre 1867 e 1918 Áustria e Hungria foram apenas um país.

Estas também são duas seleções que beneficiaram do alargamento do Europeu para 24 equipas. Para se ter uma ideia, este é apenas a primeira participação da Áustria num Europeu via qualificação (em 2008 foi coorganizadora). Já a Hungria está no seu primeiro Europeu desde 1972. Esta é também a sua primeira grande competição dos húngaros desde o Mundial de 1986, no México.

Entrou melhor a Áustria que esteve perto de marcar logo no primeiro minuto quando Alaba, estrela da companhia, disparou uma bomba` de fora da área. A bola foi devolvida pelo poste esquerdo da baliza do velhinho Király, jogador mais velho a jogar uma fase final de um Europeu de futebol (40 anos).

A Áustria, vista como favorita antes do encontro, conseguia criar mais perigo mas era a Hungria quem tinha mais bola. Os comandados do alemão Bernd Storck, selecionador húngaro, conseguiam sair com alguma facilidade da pressão austríaca mas depois falhavam no último passe, perto da área adversária. Aos 29 minutos, lance de difícil análise para o árbitro francês Clément Turpin. Junozovic caiu na área num lance com Fiola, os austríacos pediram penálti mas o árbitro mandou seguir.

Aos 42 minutos e após uma boa jogada de ataque, a Áustria voltou a estar perto do golo. Junuzovic cruzou para a área mas Harnik não conseguiu chegar a tempo para empurrar para golo. Logo de seguida, foi a Hungria a ficar também perto de marcar por Almer após passe de Arnautovic mas o seu remate saiu ao lado, quando tinha tudo para marcar.

No segundo tempo o jogo foi muito mais mexido, com a Áustria a estar perto do golo nos minutos iniciais: aos 49 minutos, Janko cabeceou, em queda, após centro de Alaba, mas ao lado. Aos 50, a bola cruzou toda a área húngara mas não apareceu ninguém para a desviar para a baliza.

Já depois de Dzsudzsák ver Almer negar-lhe o golo com uma grande defesa, a Hungria vai chegar ao golo aos 62 minutos, numa grande jogada de combinação: Kleinheisler combinou com Szalai e este, perante a saída de Almer, desviou em esforço para o fundo da baliza.

O selecionador da Áustria tentou inverter o rumo dos acontecimentos, fazendo entrar Okotie para o lugar do apagado Mark Janko mas logo de seguida sofreu uma contrariedade: o central Dragovic viu o segundo amarelo num lance perto da área contrária e foi expulso.

Aproveitou a Hungria para carregar e tentar chegar ao segundo golo, embora saísse sempre com muitas cautelas. Numa das chegadas à área contrária, Nemeth obrigou Almer a uma grande defesa, aos 72 minutos.

E num momento em que a Áustria preparava-se para carregar sobre a defensiva contrária, a Hungria marcou num lance puro de contra-ataque por Stieber: lançado por Szalai, o jogador correu desde o seu meio-campo até a área contrária e fez um ´chapéu` perfeito a Almer, apontando assim o 2-0, aos 89 minutos.

Alaba e companhia não mostraram o que se esperava deles e a Áustria acabou por pagar com uma derrota nessa sua estreia no Euro2016. A Hungria, mais solidária e mais coesa a defender, mostrou ser mais eficaz e sai com os três pontos, colocando-se em boa posição para, seguir em frente, num grupo onde Portugal é claramente favorito a ficar em primeiro lugar.