O diário espanhol Marca titulou como ‘surpresasson’, numa alusão a surpresa com toque islandês, o empate de Portugal na estreia do Euro2016, falando de um Cristiano Ronaldo “cinzento”, numa apreciação que se estende por toda a imprensa internacional.

Ainda de Espanha, o também madrileno As afirma que “os de Santos dominaram muito e remataram pouco” e que “Cristiano (Ronaldo) teve o empate na cabeça”.

Da Catalunha, o Mundo Deportivo classifica o empate entre Portugal e a Islândia como uma “bomba”, adiantando que “equipa estreante amarga a noite lusa”, enquanto o Sport diz que “Portugal, de um desesperado CR7, encalha na Islândia”.

O francês L’Equipe realça o “batismo de sucesso da Islândia”, que nunca tinha estado numa fase final de uma grande competição e foi capaz de “surpreender Portugal”, que teve um “mau arranque, apesar de 72 por cento de posse de bola”.

De Itália, a Gazetta dello Sport escreve que Cristiano Ronaldo foi “gelado pela Islândia”, afirmando que o ‘capitão’ português e companhia foram “parados pela pequena seleção do norte da Europa”.

Por seu lado, a Inglaterra prefere dar destaque aos islandeses, com a BBC a falar de um “ponto memorável” e o The Guardian a exaltar o “herói” Birkir Bjarnason, o autor do golo do empate dos nórdicos, aos 50 minutos.

A cadeia ESPN também destaque a proeza do Islândia, o “mais pequeno país do Euro2016, com 300 mil habitantes”, classificando o empate como “heróico”.

Do outro lado do atlântico, o brasileiro Globo recorda que Cristiano Ronaldo iguala o recorde de internacionalizações ‘AA’ de Figo (127), mas “fica em branco”, num equipa portuguesa que ficou “fora do tom”.