O futebolista português Nani entrou hoje para a história da fase final dos Europeus, ao apontar o golo 600.º, frente à Islândia, em encontro disputado em Saint-Étienne.

Na estreia lusa no Euro2016, o extremo do Fenerbahçe, que soma agora 19 tentos em 97 jogos, inaugurou o marcador, aos 31 minutos, depois de uma assistência de André Gomes, no que foi o 21.º tento na presença edição.

Depois de os húngaros Adam Szalai e Zoltán Stiber colocarem o total em 599, no triunfo sobre a Áustria por 2-0, o autor do primeiro tento no Portugal-Islândia entraria na história e a honra coube a Nani.

Apesar de ter marcado primeiro, o conjunto das ‘quinas’ não conseguiu melhor do que um empate, já que, aos 50 minutos, Birkir Bjarnason restabeleceu a igualdade, que se manteve atá ao apito final do turco Cüneyt Çakir.

Na lista dos golos ‘redondos’, Nani sucede ao espanhol Xavi Hernandez, que, a 26 de junho de 2008, apontou o golo 500 da história dos Europeus, num triunfo por 3-0 sobre a Rússia, na caminhada para o segundo título europeu da Espanha.

A história dos europeus abriu a 06 de julho de 1960, com um tento do jugoslavo Milan Galic, no triunfo por 5-4 sobre a França.