O Campeonato da Europa de França tem sido marcados por motivos de violência entre adeptos e a falta de golos nesta primeira ronda. Até agora, altura em que só faltam dois jogos da primeira ronda, foram marcados 18 golos na primeira ronda, um número muito baixo tendo como comparação os Europeus do passado.

De facto, o Campeonato da Europa de França está no ‘top três’ dos menos concretizadores da história. Pior do que 2016 só os Europeus de 1992 e 1996. Estes números agravam a situação tendo em conta o número de equipas em competição.

Relembre-se de que, este ano, o Campeonato da Europa recebeu um alargamento em termos de equipas. A prova francesa conta com 24 equipas e, como tal, mais uma ronda de eliminação. Este alargamento pressupõe mais jogos a serem disputados pelas equipas que lutam pelo título de Campeão da Europa.

O Grupo F surge neste contexto como um possível ‘salvador’ em termos de faturação à frente da baliza. O grupo onde está inserido Portugal entra esta terça-feira em campo nos últimos dois jogos da primeira ronda do torneio. Áustria e Hungria jogam primeiro (17.00) seguidos do embate entre Portugal e Islândia (20.00).

Pegando no exemplo de Portugal, o embate com a equipa de Lars Lagerback até promete golos. Das duas vezes que a equipa portuguesa jogou com a Islândia, foram marcados 12 golos dando uma média de seis por encontro.

Até agora o jogo com mais golos do Campeoanto da Europa foi o da seleção anfitriã. França bateu a Roménia por 2-1 no jogo inaugural e estabeleceu, para já, o teto de golos marcados.

Também o Pais de Gales – Eslováquia ficou pelos três golos. Fazendo a média, o Campeonato da Europa em França, na ronda inaugural, apresenta uma média de 1.8 golos por jogo. Contudo, até agora ainda nenhuma partida do Campeonato da Europa ficou em branco. Houve sempre, pelo menos, um golo.