Portugal entrou com o ´pé esquerdo` no Euro2016. Os lusos empataram a uma bola com a Islândia na primeira jornada do Grupo F, depois de terem estado em vantagem. O tento de Portugal foi apontado por Nani que marcou o golo 600 em Europeus, o seu 19º com a camisola das quinas.

O playerstats do site zerozero compilou algumas curiosidades sobre o jogo.

Curiosidades estatísticas sobre o Portugal 1-1 Islândia

Portugal sofreu sempre golos nos sete últimos jogos realizados em fases finais (Mundiais e Europeus). No total, 12 golos sofridos nesses jogos.

Pela 1.ª vez Portugal não venceu a Islândia, com quem continua sem perder (três jogos, duas vitórias, um empate).

Portugal não empatava um jogo desde o Mundial do Brasil (3-3 diante dos EUA).

Fernando Santos continua invencível em competições oficias (sem contar com jogos amigáveis).

Primeiro empate de Fernando Santos como selecionador de Portugal.

Sempre que empatou o 1.º jogo numa fase final, Portugal passou. Aconteceu no Euro1984, Euro1996 e Mundial2010.

Esta também a 3ª vez que Portugal começa a empatar numa fase final do Europeu (1984, 1996, 2016).

Esta é quarta fase final consecutiva (Mundiais e Euros) que Portugal não consegue vencer na estreia. A última vitória foi no Euro 2008.

Portugal não marcava numa estreia numa grande competição desde 2008 (2-0 à Suíça).

Terceira fase final consecutiva (2012, 2014 e 2016) que Portugal sofre pelo menos um golo em estreias nas grandes competições.

Cristiano Ronaldo passa a ser o jogador de Portugal com mais jogos em Euros (15), isolando-se no 3.º lugar dos jogadores com mais jogos na história do torneio (Só Thuran e Van der Sar, com 16, tem mais). É também o 1.º português a jogar em quatro fases finais do torneio.

Ronaldo cumpre a 127ª internacionalização: iguala Figo como o mais internacional de sempre da seleção portuguesa.

Este foi o jogo 800 na carreira profissional de Ronaldo (dois pelo Sporting B, 31 pelo Sporting, 292 pelo Manchester United, 348 pelo Real Madrid e 127 por Portugal).

O golo de Nani foi o 600.º na história dos Europeus. Foi também o seu 19º golo pela seleção lusa, o 1º em Europeus. E foi ainda o 3º golo à Islândia.

Ricardo Carvalho passa a ser o mais velho a jogar por Portugal em Europeus, entrando no top 10 dos veteranos na história da competição.

Juntando Euros e Mundiais, o mais velho a jogar por Portugal continua a ser Damas: 38 anos e oito meses. Foi contra Marrocos, no Mundial 1986.

Oito anos depois, Quaresma volta a jogar num Europeu. Fez dois jogos em 2008, o último frente à Suíça.

Com 18 anos, Renato Sanches estreia-se numa fase final, passando a ser o português mais jovem a fazê-lo. O jogador português é o 7º mais jovem a jogar em Campeonatos da Europa. O médio é também o mais jovem a jogar no Euro 2016. Só poderá ser batido pelo inglês Rashford.

Bjarnason fez um golo histórico: é o 1º de sempre da Islândia numa fase final de uma competição.