Foram 90 minutos de sofrimento, em que a esperança renascia em cada jogada de ataque da seleção portuguesa. A entrada trémula dos comandados de Fernando Santos deixava adivinhar um desfecho mais tristonho do que o desejado. A mesma tristeza que se colou no rosto dos milhares de espetadores presentes na Praça do Comércio, em Lisboa.

Praticamente todos ficaram de semblante carregado, quando Cristiano Ronaldo levou a bola a bater na barreira, aos 90+5 minutos, no derradeiro lance do encontro e que acabou por confirmar a igualdade diante dos islandeses.

No meio da Praça do Comércio havia uma pequena i'lha' com cinco islandeses e três bandeiras azuis com a cruz vermelha. Para esses, o ponto conquistado esta noite revestia-se de história e simbolizava o primeiro passo de um sonho. Afinal, pela primeira vez na sua história, a Islândia estava numa fase final de uma competição internacional.

"Estou muito feliz com o resultado. Empatámos diante de uma equipa recheada de grandes jogadores. Não estou surpreendido. Espero que consigamos passar para o grupo das 16 melhores equipas do europeu", afirmou um dos adeptos islandeses presentes no recinto.

O golo de Nani, aos 31 minutos, ainda acendeu a esperança de quem estava no Terreiro do Paço a assistir ao encontro no ecrã gigante montado para o efeito.

A mesma esperança que foi renovada com a entrada de Renato Sanches e ganhou contornos de euforia quando Ricardo Quaresma entrou para o relvado do Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne (França).

Contudo, o mal já estava feito. Aos 50 minutos, Birkir Bjarnason antecipou-se a Vierinha e bateu Rui Patrício, fazendo o 1-1.

Portugal conquistou um ponto na primeira jornada do grupo F do Euro 2016. Há mais seis em disputa e é com esse alento que os adeptos vão vestir-se nos dois próximos jogos.

"Não entrámos mal na primeira parte. Marcámos um golo e a equipa ganhou confiança. Na segunda parte, não sei o que se passou ao intervalo. Entrámos mal.

Sofremos o golo e as substituições foram feitas muito tarde. O empate não é mau. Os quatro melhores terceiros também passam. Mas o objetivo é passar em primeiro. Vamos fazer melhores exibições nos próximos jogos", disse Duarte Silva.

Já Patrícia Guerra acredita noutros voos da seleção nacional e aponta mesmo ao primeiro lugar do grupo.

"Na totalidade até foi um bom jogo. Espero que ganhemos os dois próximos jogos. Espero vitórias e não empates ou derrotas. Sinceramente acredito mesmo no apuramento de Portugal. A seleção está a evoluir bastante bem", disse esta jovem radicada no Luxemburgo e que estes dias se encontra em Portugal.

A equipa das 'quinas' volta a entrar em campo este sábado, 20:00, diante da Áustria no Parque dos Príncipes, em Paris.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.