“É um incidente absolutamente inaceitável quando um autocarro, com mais de 40 adeptos russos é parado pela polícia”, começou por dizer o responsável do governo em alusão aos 43 adeptos que ficaram sob custódia na terça-feira.

Os adeptos foram controlados no quadro da investigação dos confrontos ocorridos no sábado à margem do Inglaterra-Rússia (1-1), quando se encontravam num autocarro em Mandelieu-la-Napoule, a 170 quilómetros de Marselha.

“Eles (polícia) pediram que saíssem do autocarro para apresentação de documentos e verificação de identidades”, acrescentou o ministro.

Já hoje, 11 desses 43 adeptos foram libertados, mantendo-se os restantes sob custódia.

A investigação francesa incide nos confrontos de sábado entre adeptos russos e ingleses, que deixaram 35 feridos, a maioria dos quais britânicos, uma deles em estado grave, mas estável.

A UEFA já tinha ameaçado excluir as seleções da Rússia e Inglaterra caso os seus adeptos repitam comportamentos violentos e na terça-feira o Comité Disciplinar puniu mesmo os russos com a desqualificação, com pena suspensa.

“Esta desqualificação tem pena suspensa até ao final do torneio. Essa suspensão será levantada se ocorrerem incidentes de natureza similar (distúrbios dos adeptos) dentro do estádio de qualquer um dos jogos da equipa russa durante a competição”, disse o organismo.