O ministério público francês pediu hoje um ano e dois anos e meio de prisão para três adeptos russos julgados hoje em Marselha, no âmbito da investigação aos incidentes de sábado no Rússia-Inglaterra (1-1), no Euro2016 de futebol.

Para Aleksei Erunov, de 29 anos, e Sergueï Gorbatchev, de 33, acusados de terem participado na onda de violência registada no Porto-Velho de Marselha, são pedidos dois anos e meio de prisão e dois anos de interdição do território. Para Nikolay Morozov, 28, que não aparece nas imagens a exercer qualquer tipo de violência, é pedido um ano de prisão e dois de impedimento de entrada em França.

A decisão deve ser tomada ainda hoje.

Erunov, adepto do Lokomotiv de Moscovo, reconheceu durante a audiência de hoje a sua presença nas imagens de vídeo em que se vê um grupo de adeptos russos a atingir ingleses com cadeiras e barras de ferro.

“Peço desculpa. Reconheço que estive lá, mas não atingi ninguém. Tenho as mãos limpas”, disse o adepto no tribunal correcional de Marselha, numa declaração traduzida.

O tribunal teve acesso às imagens através de um vídeo filmado e colocado na rede social Youtube por adeptos russos, com recurso a uma câmara colocada junto ao corpo de um dos intervenientes.

“É uma caçada. Eles partem em passo de corrida, mantêm-se em grupo e conservam energia suficiente para aquilo a que chamam ‘fight’”, descreveu o procurador-adjunto, André Ribes. “Desde que haja um inglês isolado, eles atacam”, acrescentou.

Dos 43 russos detidos, estes três estão a ser julgados, outros 20 deverão ser expulsos de território francês, sem que enfrentem acusações, e os restantes 20 serão libertados.