A polícia francesa utilizou na quarta-feira à noite gás lacrimogéneo, em Lille, para dispersar cerca de 200 adeptos britânicos envolvidos em distúrbios, informou a agência noticiosa francesa AFP.

As forças da ordem lançaram gás lacrimogéneo em direção a cerca de 200 adeptos que exibiam estar alcoolizados e que se haviam agrupado junto á gare de Lille, no norte de França.

A ação da polícia francesa verificou-se numa altura em que numerosos adeptos, na sua maioria franceses, passavam pela zona após a realização nas proximidades do jogo de futebol entre a França e a Albânia.

Mais tarde, dezenas de adeptos franceses e ingleses cruzaram-se diante da gare, entoando cânticos antes de arremessarem garrafas e objetos.

"Estávamos calmos e a cantar quando tudo começou", lamentou Tim, um adepto britânico, que disse não compreender tamanho uso da força por parte da polícia francesa.

Mais de 3.900 agentes de diversas forças de segurança foram mobilizados na quarta-feira para o norte de França.

No total, desde a manhã de quarta-feira que as forças policiais efetuaram 36 interpelações, segundo um comunicado da edilidade local.

Após os violentos incidentes no último fim de semana em Marselha, á margem do jogo Rússia-Inglaterra, as autoridades reforçaram a segurança no norte da França em razão dos jogos Russia-Eslováquia (quarta-feira realizado) e Inglaterra-País de Gales (previsto para hoje) em Lens.