Portugal e Áustria defrontaram-se em 10 ocasiões, sendo que o conjunto das ‘quinas' venceu por duas vezes, perdeu três e empatou cinco.

O último duelo entre as duas seleções teve lugar há 21 anos, em Viena, num encontro de qualificação para o Campeonato da Europa de 1996, que terminou com uma igualdade 1-1.

Peter Stöger adiantou os austríacos, aos 20 minutos, mas Paulinho Santos, aos 49, repôs a igualdade, na sequência de uma brilhante jogada individual.

Cerca de um ano antes, em 1994, a seleção nacional, então comandada por António Oliveira, já tinha vencido a Áustria, no Estádio de Alvalade, por 1-0, graças a um tento de Luís Figo.

Este foi o único triunfo de Portugal nos últimos cinco embates, já que, antes dos dois jogos de apuramento para o Euro96, a seleção nacional tinha somado dois empates, em particulares no início da década de 90, e uma derrota em 1979, na fase de qualificação para o Euro1980.

Por outro lado, o primeiro confronto com a Áustria ocorreu em 1936, no Porto, num jogo particular em que a seleção nacional perdeu por 3-2, com Carlos Nunes e Manuel Soeiro a apontarem os tentos lusos.

Seguir-se-ia um empate, em novembro de 1952, novamente num particular disputado no Porto, antes de uma derrota histórica na caminhada para o Mundial1954. O conjunto orientado por Salvador do Carmo deslocou-se ao Estádio Ernst Happel e foi goleado por 9-1.

Dois meses depois, no segundo encontro do Grupo 5, que teve lugar no Jamor, Portugal e Áustria ‘anularam-se’.

Depois destes quatro primeiros embates em ‘branco', o conjunto das ‘quinas' conseguiria o primeiro triunfo ao quinto jogo, já no final da década de 70, vencendo na Áustria por 2-1, com golos de Nené e Alberto Gomes, no primeiro jogo de qualificação para o Euro80.

O 11.º duelo entre Portugal e Áustria está marcado para sábado, a partir das 21:00 (20:00 em Lisboa), no Parque dos Príncipes, em Paris, numa partida da segunda jornada do Grupo F do Euro2016.