O Euro 2016 tem sido marcado por episódios de violência entre adeptos. Os 'hooligans', como têm sido apelidados muitos dos adeptos ingleses, têm por vezes mais fama do que proveito uma vez que hoje em dia o fenómeno da violência entre adeptos é transversal a vários países, como tem sido exemplo o caso dos adeptos russos, que têm trazido caos para um ambiente que é suposto ser de alegria.

Até momento, as cidades de Lille e Marselha foram palcos de grande violência entre adeptos russos e ingleses com o número de feridos a aumentar de dia para dia. As autoridades francesas estão em estado de alerta por causa da ameaça terrorista do extremismo islâmico, e a grande preocupação é a segurança de todas as pessoas que estão a assistir ao Campeonato da Europa.

O SAPO Desporto foi à procura dos primórdios do termo 'hooliganismo' e descobriu a história de Edward Hooligan. Considerado o pai do 'hooliganismo', Edward marcou a história do futebol nem que seja pelo seu apelido, associado para sempre a violência e alcoolismo.

Veja o vídeo