A Itália e a Espanha juntaram-se esta sexta-feira à França nos apurados para os oitavos de final do Euro2016 de futebol, ao vencerem os respetivos compromissos da segunda jornada da prova, que decorre em terras gaulesas.

Bicampeã em título, a Espanha tornou-se na terceira seleção - horas antes já se tinha apurado a Itália - a garantir presença nos 'oitavos', tendo vencido sem grandes dificuldades a Turquia por 3-0, em jogo do grupo D.

Os espanhóis, que na jornada inaugural sentiram bem mais dificuldades e apenas venceram a República Checa por 1-0, com um tento de Pique já perto dos 90, não sofreram grande oposição hoje e, ao intervalo, já venciam por 2-0, após tentos de Morata (34 minutos) e de Nolito (37). Morata bisou no encontro aos 48, pelo que os espanhóis depois se limitaram a gerir um triunfo mais do que garantido.

No outro encontro deste grupo, a Croácia perdeu uma excelente oportunidade para seguir em frente, até porque esteve a vencer a República Checa por 2-0, resultado que lhe dava automaticamente o apuramento.

Um golo de Perisic, aos 37 minutos, e outro de Rakitic, aos 59, deram uma confortável vantagem de dois golos à Croácia, seleção que desperdiçou ainda várias oportunidades para ampliar o marcador.

Os checos, que até então pouco tinham feito para contrariar a superioridade contrária, reentraram na discussão da partida aos 76 minutos, através de um tento de Milan Skoda, e conseguiram mesmo igualar a contenda aos 90+3, quando Necid converteu uma grande penalidade.

A partida ficou marcada por uma interrupção de cerca de cinco minutos, a partir dos 85, quando adeptos croatas atiraram para o relvado várias tochas luminosas, ação que pode trazer consequências à seleção croata.

No sábado, cumpre-se o nono dia da prova, numa jornada que volta a contar com a seleção portuguesa, que, no Parque dos Príncipes, em Paris, defronta a Áustria, em partida da segunda jornada do grupo F.

Este grupo conta ainda com o embate entre Islândia e Hungria, enquanto a segunda jornada do grupo E fecha com o Bélgica-República da Irlanda.